Gestão de pessoas: o diferencial que falta na sua empresa

Com as constantes mudanças sociais e profissionais atuais junto com o aumento da competitividade de mercado, a área/setor de Gestão de Pessoas necessita também ser reestruturada para que empresa acompanhe as transformações na mesma velocidade.

Nesse texto você encontrará algumas possibilidades de mudança na política  de Gestão de Pessoas e exemplos de empresas que implementaram GP inovadoras e o resultado não poderia ser outro: sucesso e crescimento.

Um dos principais elementos de transição  para GP inovadoras  é de terem passado de “apagadoras de incêndio”  para um setor preventivo e proativo focado nos objetivos e metas da organização. E na prática essa mudança de posicionamento da GP aumenta enormemente seu valor estratégico, pois influencia na comunicação, a motivação de equipe, competitividade, a lucratividade, a qualidade de vida do funcionário, a imagem e reputação da Empresa.

Algumas empresas e suas Gestão de pessoas

O primeiro exemplo é do Laboratório Sabin, que implementou uma GP com base na missão da empresa em ter o melhor atendimento humanizado em todas as suas unidades. Para isso perceberam que a melhor forma de implementar essa missão foi por meio do desenvolvimento de liderança, seleção de perfil profissional alinhado com a empresa, promoção a qualidade de vida dos colaboradores e práticas de cuidado com quem cuida. Buscaram inovação nos processos internos do Laboratório,  desde o motorista que entrega as amostras, ao médico que faz as avaliações, quem atende os pacientes até o profissional que faz a fatura. E assim o Sabin tem sido citado desde 2006 pela organização Great Place to Work, que seleciona as melhores empresas para se trabalhar. *

O Hospital Santa Marta de Brasília, em 2016 recebeu a premiação máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA III), que implementou a partir de 2009 uma Gestão de Pessoas alinhada as estratégias de negócio do Hospital. Nesse período de sete anos a GP investiu massivamente no desenvolvimento de competências da equipe, baseada na identificação e no gerenciamento do conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que influenciam no desempenho do colaborador. O resultado dessa mudança gerou uma melhora na recomendação de clientes com um aumento de 96%, o faturamento foi quadruplicado nesse período. Atualmente, o Santa Marta é uma das empresas na área da saúde com maior crescimento.*

Outro diferencial no mercado, com premiações é o Magazine Luiza que investiu de maneira intensa em uma GP com foco em autodesenvolvimento e autoconhecimento de seus colaboradores. Atualmente sua GP é reconhecida pelo alto desempenho a partir dos programas desenvolvidos como capacitação técnica, promoção da qualidade de vida e construção de uma carreira.  Assim, a cultura organizacional é perpetuada juntamente com o crescimento da empresa. Lembrando que o Magazine Luiza é uma das empresas na área de varejo que mais cresce no Brasil.

Por fim

Ainda que se tenha um alto investimento na expansão dos negócios com novas unidades, franquias, licitações, abertura de capital ou mesmo preservação e competitividade de mercado se colaborador não estiver estrategicamente incluído nesse planejamento de crescimento não será bem sucedido.

Agora podemos perceber que o capital humano é um recurso diretamente ligado   aos resultados da empresa, já que investir no crescimento profissional daqueles que  produzem faz com que ela também cresça. A valorização e humanização do profissional em qualquer área/setor o motiva para o trabalho possibilitando engajamento, dedicação e alto desempenho.

Mais informações sobre o setor de Gestão de Pessoas leia nosso texto Aumentar a produtividade da equipe de vendas é dever do RH

*Saiba mais na revista Maiores Capital, ano 1, setembro 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s